4 de fev. de 2025

Rony Meisler
Estamos trocando tempo da nossa vida pela dos outros e, além da nossa produtividade, a nossa saúde está indo para o ralo.
O ano de 2025 começou e, de boas, precisamos de uma surra de realidade. O mundo está entupido tanto de oportunidades como de distração. Nunca se procrastinou tanto na história da humanidade.
Gastamos horas “scrollando” a vida alheia e nos preparando para colocar projetos de pé, ao invés de simplesmente começar e focar naquilo que realmente importa.
Estamos trocando tempo da nossa vida pela dos outros e, além da nossa produtividade, a nossa saúde está indo para o ralo.
Esse artigo não carrega esperança romântica. É um choque de realidade e urgência. E o papo vai ser reto: você vai imediatamente fazer seis coisas muito simples e sem negociação.
1. Faça o planejamento estratégico do seu ano. Defina de uma a três metas para cada área: Família, Saúde, Finanças, Educação e Trabalho. Use o método MARTE (meta Mensurável, Atingível, Temporal, Relevante e Específico).
Depois, quebre as metas em trimestres. Metas menores criam mais foco e entregas concretas. Você deverá olhar para o seu plano e sentir vergonha de não fazer exatamente o que precisa.
2. Cuide da sua saúde. Se para não se cuidar você usa a “falta de tempo” como desculpa, pode tirar o burro da sombra e fazer o seguinte: #à noite, coloque o celular para carregar longe da cama e durma 7-8 horas no mínimo por noite. Falta de sono mata. (Leia o livro “Por que dormimos?”). #Adote o sistema diário #102030: 10 minutos de meditação, 20 páginas de leitura, 30 minutos de exercício. #Alimente-se bem. Corte fritura, açúcar refinado e farinha branca. Só isso já vai te deixar outro.
3. Elimine distrações. Caso não saiba o que está desviando sua atenção, analise o seu extrato bancário e o tempo de uso no celular. Descubra o que está tirando seu foco. Não gaste mais um centavo ou minuto com o que te desfoca do que é realmente importante.
Aprendemos de verdade com a prática e não consumindo conteúdo infinito e catalogando referências na internet. Cem ligações de vendas ensinam mais que 100 vídeos sobre vendas. Simples assim.
Reduza o uso de redes sociais: bloqueie todas as redes sociais, inclusive o WhatsApp, das 10h às 18h. Recomendo o app Freedom que, além de excelente, seu nome me faz lembrar a frase clássica do Jocko Willink: “Disciplina é liberdade.”
Crie um sistema de trabalho focado nessas horas. Eu uso as manhãs para trabalhos criativos, escrita e “follow-ups”, e as tardes para reuniões. Além disso, dedico um dia da semana a cada área de negócio da companhia. Exemplo: Segunda = Vendas & Growth, Terça = Gente & Gestão, Quarta = Marca & CX etc.
Meus pais me ensinaram desde cedo que “pessoas ricas compram tempo. Pessoas pobres compram coisas. Pessoas ambiciosas compram habilidades. Pessoas preguiçosas compram distrações.”
4. Comece já tudo aquilo que está postergando. No fim do ano passado, fui convidado para fazer uma palestra em evento do Bradesco BBI e tive a honra de ser antecedido pelo (Luiz Carlos) Trabuco [presidente do conselho do banco). Em seu discurso, ele falou uma frase brilhante que guardei como mantra: “O presente é o passado do futuro”.
O único momento que você controla é agora. Se não começar hoje, vai perder tempo que ficará no passado. Tenho sido o “Rony da Reserva” pelos últimos 18 anos e tenho certeza de que você ou alguém que conheça tem a empresa na qual trabalha como “sobrenome”. Isso acontece porque, no final das contas, as pessoas são o que fazem e não o que pretendem fazer. Se você não quer ser o João “Falador” ou a Maria “Sonhadora”, pelo amor de Deus, comece!
5. Não pare. “Tem vezes em que você acerta e outras vezes em que você aprende”. O caminho será difícil. Haverá vitórias e derrotas, e você precisará abraçar os desafios como oportunidades de crescimento.
Peço desculpas pela dureza do texto e pela urgência na forma, mas entendi ser necessário usar o espaço do artigo para essa troca de ideias.
Vejo as pessoas preocupadas em perder seus empregos para robôs produtivos, enquanto elas mesmas se tornam robôs procrastinadores.
Vejo o tempo de qualidade, o bem mais precioso da humanidade, sendo cada vez mais acumulado em aterros digitais.
Que em 2025 resetemos nossas máquinas e vençamos o jogo que mais importa: o da vida.
Preencha o formulário com suas sugestões, ideias ou dúvidas e, em breve, farei contato pra te ouvir ;)